quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Só em Brasília...

Há tempos eu queria falar sobre uma coisa que eu acho o máximo em Brasília, um projeto totalmente inovador: o Parada Cultural. Estantes de ferro repletas de livros funcionam como pequenas bibliotecas espalhadas por toda a capital federal... Enquanto espera o transporte coletivo, o cidadão pode ler uma história interessante, e pode também levar o livro emprestado para ler no ônibus ou em casa, tudo sem burocracia ou qualquer registro formal. Nenhum bibliotecário, nenhuma fichinha de controle, nenhuma forma de garantir que o cidadão vá devolver o livro. Mas ele devolve...! Pelo que sei, a grande maioria das pessoas, depois de ler, coloca o livro de volta na estante sim, e escolhe outro, e outro... E sempre volta para devolver.
Me arrisco a dizer que em algumas cidades as estantes-bibliotecas públicas, que não contam com qualquer tipo de fiscalização ou segurança, seriam roubadas, quebradas, queimadas. Em Brasília, isso não acontece. Alguns podem até fazer a triste piada, que eu já ouvi mais de uma vez: "em Brasília, as pessoas preferem queimar os índios". Infelizmente, esse assassinato terrível marcou para sempre a nossa cidade. Mas esse fato não tem a cara de Brasília, amigos. Como também não parece com Brasília a sujeira que existe no Congresso Federal. Brasília não é isso!!!
Brasília é o lugar onde um projeto maravilhoso como o Parada Cultural funciona de verdade. E isso me enche de orgulho. E não pára por aí: em Brasília, só em Brasília mesmo, existe um açougue cultural. Isso mesmo: além de vender "carnes e livros", o açougue ainda promove shows gratuitos. Essa cidade é ou não é o máximo?!!

*gostaria de parabenizar o dono do açougue cultural, que também é o responsável pelo projeto Parada Cultural: Luiz Amorim. Não o conheço, mas posso dizer que o admiro e me sinto grata a ele, por fazer da nossa cidade um lugar melhor.

Nenhum comentário: