quinta-feira, 15 de maio de 2008

Companheiros e companheiras...

Quase toda semana tem manifestação sindical na Esplanada, bem em frente ao meu trabalho. Aparece de tudo: trabalhadores rurais, sem-terra, sem-teto, sem-ter-o-que-fazer... Eu não tenho nada contra o que uma amiga minha chamou de “turismo engajado” desse pessoal, afinal quem é que iria perder uma boquinha dessas de passear na capital federal com tudo pago (só não sei de onde vem o dinheiro, e nem quero saber)? O problema é que, para justificar o passeio, eles têm que reclamar. Botar a boca no trombone, literalmente. Alugam um carro de som (outra vez: não sei com que dinheiro) e, quando não colocam a mesma música brega tocando o dia todo, eles pegam o microfone e começam a gritar. E passamos o dia INTEIRO com esse maravilhoso fundo musical... Você escreve texto, responde e-mail, organiza projetos, participa de reuniões, tudo ouvindo as maravilhosas frases que, invariavelmente começam assim: “companheiros e companheiras...” Lá pelas tantas, bate uma dor de cabeça enorme, e os companheiros não desanimam, afinal, “a luta continua”. Mas o pior mesmo são as pérolas que nós, trabalhadores, que estamos ganhando o nosso “pão de cada dia” sem incomodar ninguém, somos obrigados a ouvir. Ontem um dos companheiros se empolgou: “a gente pode ser preso se falar que é contra gays, ou seja, companheiros, vivemos numa ditadura homessexual”. Longe de mim, muito longe, defender uma volta à ditadura, mas, cá entre nós, tem horas em que a democracia chega a ser ridícula.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso pq você não fica presa, voltando do seu trabalho para sua casinha ou faculdade, em plena BR pq uns "companheiros" resolvem fechá-la para protesto!!
Ainda quando era estagiária (antes dos 25 anos!!) perdi prova por causa desses companheiros!!!
Sei não!!!!
AMO
Gazinha

Anônimo disse...

Admiro o otimismo dos companheiros e companheiras que ainda acham que é na frente da Praça dos Três Poderes que a luta continua.....
Muitas vezes tenho pena daqueles lutadores que ficam ali acreditando que a força de sua vontade pode mudar o status quo....
Não sei se eles ou eu é que sou ingênua.....