segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cena chocante

Durante o carnaval, assisti a uma cena horrível, que me marcou muito: um policial espancando um homem numa parada de ônibus em Brasília. Pode ser que eu esteja errada, mas me pareceu se tratar apenas de um bêbado que estava cambaleando ou dormindo na parada. Talvez tivesse assaltado alguém... Isso é motivo para ser espancado? Que eu saiba, no Brasil não existe esse tipo de pena. Quem deu a esse cidadão (o policial) o direito de espancar alguém? Na verdade, só um estava batendo, mas eles eram dois... O outro assistia a tudo, só que não estava perplexo, como eu - que via tudo de longe. Assistia tranquilamente, como quem vê uma cena corriqueira no seu trabalho. Havia outras pessoas na parada. Elas estavam assustadas, com medo. Claro que não com medo do pobre cidadão que apanhava, ele claramente não oferecia perigo algum.
Um absurdo dar tanto poder assim a pessoas despreparadas, que se sentem no direito de mandar e desmandar, de espancar, de serem "muito machos" porque estão com uma arma na mão. E uma carteirinha de polícia. No Brasil, é assim: quem tem carteira, pode tudo. Alguns têm carteira de ministro e gastam recursos públicos para pagar despesas pessoais. Outros têm carteira de reitor e aproveitam para morar na mordomia às custas do povo. Quem tem carteira de polícia, suborna e espanca. Cada um faz o que pode, mas todos colaboram para acabar com o nosso Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vou comentar essa, porque eu também vi a mesma cena.
Continue escrevendo, pois permaneço lendo.

Júlio

Anônimo disse...

Nunca podemos deixar de nos indignarmos com a "sujeira" de parte dos homens.
Estamos do lado que morre e não que mata. Do que "apanha", do que é subtraído de seus bens e direitos, por autoridades constituídas e por marginais de todo tipo.
É uma pena que as coisas tenham chegado a este ponto.