quarta-feira, 3 de junho de 2009

A deusa que virou estrela

Acho que meu nome estava na moda quando eu nasci... Mais ou menos como estão hoje na moda os nomes Maria Eduarda, Maria Clara e João Pedro. O fato é que sempre vivi cercada por Renatas... Nos colégios em que estudei, na faculdade, no trabalho. Por isso, me acostumei a me apresentar sempre pelo nome e sobrenome. Quer saber quem sou? Renata, mas não uma Renata qualquer... Sou Renata Maia. Dificilmente alguém que me conhece não sabe meu sobrenome.
Uma vez, fiz uma viagem no México por toda a rota da civilização Maia e, embora a origem da minha família seja portuguesa, me senti como se, de alguma forma, estivesse conhecendo a história de meus antepassados... Foi emocionante!
Meu melhor amigo me chama simplesmente de Maia e, por causa dele, muitas outras pessoas só me conhecem assim. Alguns amigos dele chegam a pensar que este é meu primeiro nome. Eu me divirto e até gosto dessa situação porque é como se o nome pudesse fortalecer (ainda mais!) a minha ligação com meu pai. Com ele, é assim sempre. Ninguém sabe o primeiro nome dele. É Maia, seu Maia, dr Maia e, para a minha irmãzinha pequena, “papai Maia”.
De uns meses para cá, foi o meu nome Maia que virou moda. É que esse é o nome da Juliana Paes na novela Caminho das Índias... Precisa dizer mais alguma coisa? As crianças querem dançar igual à Maia, querem parecer com a Maia – e as não tão crianças assim querem ter um Raj igual ao da Maia!
Foi numa reportagem que falava justamente sobre a novela que descobri que Maia, na mitologia, é o nome de uma deusa que virou estrela. Não é o máximo isso? Eu, que adoro a noite, a lua e as estrelas, amei essa descoberta! Não, meus amigos, eu não sei se a fonte é fiel e nem chequei a informação. Perguntei a uma amiga, mas ela também nunca tinha ouvido falar nessa história. Aí eu disse a ela “sabe de uma coisa? Nem quero saber se é verdade: hoje à noite eu vou olhar para o céu e descobrir qual delas é a minha xará”. Ao que ela respondeu “ah, isso é fácil, Rê, a Maia é a estrela que estiver sorrindo”. E eu, diante desse comentário fofo, fiquei sem palavras... Chamei a minha amiga de “boba” e saí, sem graça... Mas sorrindo, claro.

3 comentários:

Maria Clara Simões Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Clara Simões Maia disse...

E com Clarinha não é diferente, Tati. Ela é conhecida como Clara Maia (pelos amigos, professores e funcionários da escola; colegas do prédio; pais dos amigos; na natação; no ballet, na escola de artes e por aí vai...). Tem até uma amiguinha dela que a chama de Maia também. Eita nome forte, hein! Mesmo assim ela diz que quer ser a Maia da novela. Daí eu explico que ela é a verdadeira e a outra é só um personagem. Rsrs...

Juliana disse...

Saudade do teu sorriso de estrela, amiga.