quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Trânsito organizado

Uma coisa interessante em Brasília são as regras e os costumes “locais” de trânsito.
O fato mais corriqueiro por aqui é você chegar ao seu carro e, adivinha? Algum engraçadinho estacionou atrás de você. Tão corriqueiro que nenhum braziliense ou candango resmunga... Simplesmente, vai até o veículo que está empatando o seu direito de ir e vir e dá uma empurradinha. Se ele estiver solto, ótimo. Caso contrário, você entra no seu carro, liga o motor e dá uma buzinadinha, olhando em todas as direções até que veja, uma pessoinha simpática avisando que já está vindo tirar o carro. Que civilizado, não?! É como se houvesse uma regra de boa vizinhança, um acordo tácito: “já que por aqui há poucas vagas de estacionamento, não custa um esperar um pouco pelo outro”.
Isso é uma coisa que eu ainda não engoli. Devem me achar a antipática da cidade, pois eu sempre “fecho a cara” para o cidadão sorridente que corre (nem sempre, alguns não têm tanta pressa...) para tirar o automóvel dali e me libertar!
Conheço alguns revoltadinhos como eu, até mais, pois já fizeram certos estragos em veículos alheios. Eu não chegaria a tanto (por civilidade e não por falta de vontade).
Outra novidade por aqui é que não se pode estacionar ao longo do meio-fio. Mesmo se ele estiver pintado de branco e não houver placa indicando a proibição. Não pode, mas todo mundo pára ali (pelo motivo da já citada falta de vagas) e não acontece nada. Eu parei uma única vez. E, bom, vocês conhecem a Lei de Murphy? Pois é. Uma multinha de presente.
Continuando: quem conhece Brasília sabe da existência dos famosos “pardais”, e quem pensa que estou falando de passarinho, está bastante enganado. O pardal é uma câmera fotográfica que fica ali esperando alguém ultrapassar a velocidade permitida e flash! Lascar uma multa no apressadinho. Atualmente, no entanto, acho que ninguém leva mais essa indesejada surpresa. Não que alguém respeite os limites de velocidade... Com exceção do meu namorado, ninguém faz isso por aqui. O que acontece é que todo mundo já sabe onde eles (os pardais) estão... Então, é só frear um pouco antes de cada um deles. É outra regrinha subentendida que todos nessa cidade devem respeitar. Desse modo, ninguém é pego de surpresa por uma freada repentina do motorista à sua frente. Quando está chegando perto de um passarinho daqueles, todos os contraventores freiam juntos, quase como se fosse uma coreografia ensaiada várias vezes, como aquelas das gêmeas do nado sincronizado... É lindo!
Tudo nessa cidade é muito organizado.

2 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente assim!
Mas vc adora!!!!!! e eu também....

Anônimo disse...

obrigado pela referência como um "respeitador das leis do trânsito". Na verdade, é que eu ainda não tive a paciência de decorar o local dos pardais. rsrs