terça-feira, 27 de novembro de 2007

Quem não pede perdão não é nunca perdoado

Ontem uma amiga recebeu flores e todo mundo quis saber quem havia mandado. Logo pensaram que se tratava de um pretendente a namorado, é claro! Eu e todos os curiosos da sala esperamos ansiosos ela abrir o cartão e revelar: foi o fulano! Pronto, foi uma decepção generalizada. Não, nenhum paquera ou namorado. Foi um "mero" amigo, conhecido de todos nós, com quem ela tinha se desentendido na semana passada.
Eu, no entanto, fiquei ainda mais encantada com a situação... Sempre achei bonito gente que sabe pedir desculpas, sabe reconhecer um erro, uma mancada diante de alguém que é importante para a gente. Todo mundo pisa na bola às vezes, mas pouca gente sabe admitir isso. Para a maioria, é como se uma confissão de que não é perfeito o fizesse um ser menor. Acho lindo quem admite que agiu por um impulso, que disse ou fez coisas das quais se arrepende, que gostaria de voltar atrás. Considero, ao contrário, que se trata de um ato de grandeza e, por isso mesmo, reservado às maiores e melhores pessoas.
É claro que, antes disso, é preciso arrepender-se de verdade. Mas acho importante pedir, mesmo que indiretamente, pois, como diriam Tom e Vinícius: "Quem não pede perdão não é nunca perdoado".
Mas perdoar alguém também não é nada fácil. Falar que perdôou até é, mas quem disse que uma palavra, um cartão, umas flores são capazes de apagar a ferida que aquela pessoa deixou em nós? Se fosse assim, a vida seria simples. Os relacionamentos jamais acabariam. Perdoar é uma das coisas mais complicadas da vida e algo que não se ensina. Até porque não depende de uma decisão voluntária. Tem gente que a gente adora, que quer perdoar, mas que simplesmente não consegue. Pelo menos, não naquele momento, pois a ferida ainda está aberta. Nesses casos, o melhor é esperar a dor passar e torcer para que não fique nenhuma cicatriz no coração...
Agora, meus caros, vocês vão me desculpar (ou não?), mas eu preciso acabar esse texto, pois o sono está enorme e eu já não sei bem o que estou escrevendo... Espero que me perdoem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para nao se arrepender, deixe a tinta secar.....
Perdao foi feito pra gente pedir....