quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Quem é amigo de todos, não é amigo de ninguém!"

Muito já escrevi sobre amizade. O fato de o tema ser tão recorrente em meus textos está, certamente, relacionado ao valor que eu dou aos meus amigos. Infelizmente, nem todos são assim. Há pessoas que não sabem a preciosidade, o dom divino que é um amigo. Acabo de me decepcionar com uma pessoa que considerava uma grande amiga. Mas não se trata de uma decepção pequena, uma briguinha ou intriguinha à toa. Fui traída. E, se podemos criar uma escala para medir traições, tenho certeza que o que essa pessoa fez comigo antigiu o grau mais alto na classificação. A traição de um amigo é pior do que a amorosa (já vivi as duas experiências). Isso porque, nos relacionamentos amorosos, existem, naturalmente, diversos sentimentos controversos, de posse, ciúme, incompatibilidade de planos e idéias, insegurança, atração... Sentimentos que não justificam jamais uma traição, mas que não podem ser desconsiderados ao julgarmos as atitudes alheias.
Mas a traição de um "amigo" dói na alma. Porque, por mais que você reflita, você nunca vai encontrar um motivo. Na amizade, não existem cobranças. Ninguém exige exclusividade a um amigo. O fato é que você pode ser fiel a todos os seus amigos ao mesmo tempo! Se você trai, é porque nunca foi amigo. É porque você não tem um bom coração, simples assim. Acho que quem trai um amigo assina um atestado de inveja e de falta de caráter.
No entanto, como eu sou uma verdadeira Poliana, estou tentando valorizar o que importa nesse meu "momentinho" de dor... O carinho e a verdadeira amizade dos que "tomam partido"!!! Afirmo com toda certeza: essas são as pessoas que valem!!! Afinal, já dizia Aristóteles: "Quem é amigo de todos, não é amigo de ninguém!".

6 comentários:

Anônimo disse...

Há males que vêm para o bem. Passado esse período um pouco conturbado, ressairá uma Renata mais experiente e mais feliz. E não queria estar na pele dessa "amiga" quando isso acontecer, pois sua felicidade será o pior castigo para ela. Sendo assim, não gaste nem mais um minuto pensando em pessoas que não merecem mais do que desprezo.
Beijo,

Júlio

Anônimo disse...

Tati eu sempre gostei desse proverbio " Quando as decepções não matam ensinam a viver " e sempre que passamos por esse processo principalmente de uma Falsa amiga saimos mais fortalecidas pois uma pessoa desse
jeito não merece a nossa amizade.
Voce é uma pessoa maravilhosa e muito doce não merece sofrer por
amiga da onça pois procure desfrutar de suas verdadeiras amigas.
Beijos.

Anônimo disse...

Eu sei o valor que você sempre deu às amizades.
Sempre de coração aberto. "Mãinha, ela é minha amiga!" E pronto. Ponto final.Eu já sabia que você se lançaria em defesa. Mas, às vezes o destino nos prega uma peça.
Mas é uma peça, não é a "verdade". Por isso, filhotinha, você vai poder continuar a acreditar nas pessoas. A laranja podre não contaminou tanto quanto quis. E tudo continua em paz conosco. A consciência tranquila e uma legião de amigos...........que bom!

Anônimo disse...

Tati,
Como bem colocou Ana Maia...amiga da onça a gente entrega para para "a onça" e agradece ao Bom Pai por nos ter livrado dela.
Em tempo: a onça é um animal brabo e ruim, destruidor....pega, mata e come.
Desculpe se pareço rude...mas é que a vida já me ensinou: os bons, como você são salvos...os outros ficam para as onças.
Beijo de sua segunda mãe,
madrinha cláudia.

Adriana Maia disse...

Simples assim: manda a criatura pro inferno... e se não quiser fazer, eu mesma posso fazer por você!!!
Beijo no coração...
Dida

Maria Clara Simões Maia disse...

O silêncio é o melhor remédico. Os amigos não traem. Do contrário, não são amigos. Você é uma menina doce e muito amada. Não deixe que essa decepção tome conta do seu coração.