quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu não assino

Estou fazendo um cursinho preparatório para concursos e, embora eu tenha uma turma legal, existem algumas coisas que me incomodam bastante. Me incomodam pessoas que só falam em concursos, em provas, em "questões". Me incomoda gente que te conheceu ontem e já quer ser teu amigo de infância. Me incomoda aquela turminha que vai para a aula para paquerar e fazer amigos, para ver e ser visto, para colocar a conversa em dia. Não que não se possa fazer amigos nesse ambiente, eu mesma converso com todos da turma, sou simpática, faço brincadeiras - que esse é meu jeito mesmo. Mas a finalidade de eu estar ali é outra. Ah, também me incomodam alguns alunos que fazem perguntas e comentários apenas para mostrar que estão por dentro do assunto, sabem como é? E olha que eu até pergunto bastante em sala, mas só quando eu tenho dúvidas e não quando eu sei o assunto (e isso me parece tão óbvio).
Mas quero mesmo é falar especificamente de uma coisa que aconteceu hoje e me deixou muito chateada. A minha turma fez um abaixo assinado (será que abaixo assinado tem hífen? Bom, não sei e estou com preguiça de pesquisar...) para que troquem o nosso professor de Administração Pública por outro. Quando eu simplesmente me neguei a assinar, alguns fizeram cara feia e me perguntaram, com ironia, se eu tinha gostado da aula dele. Para falar a verdade, eu achei bem lentinha, mas fiz questão de dizer, em alto e bom som, que "adorei".
Francamente, isso é coisa que se faça?!! O cara só deu UMA aula, ninguém disse a ele que não estava gostando do método dele e já querem logo radicalizar? Ele pode não ser o melhor professor de todos, mas é esforçado, é boa gente. Melhor que um outro, de quem a turma gosta, e que me parece muito irônico e pedante (e nem por isso eu faria um abaixo assinado para tirarem ele). Não é querendo ser a boazinha não, mas será que ninguém se coloca no lugar da outra pessoa? O cara é professor, e acho que seja um professor esforçado, e de repente chega para trabalhar e fica sabendo que a turma x se nega a ter aulas com ele?? Como assim?? Por quê? Ninguém pensa em como ele vai se sentir? Alguns dizem: "isso não é problema nosso: estamos pagando e queremos ter uma boa aula para passarmos no concurso". Eu fico chocada diante de tanta frieza. Colegas, os professores não são máquinas, nós também não somos... A prova é importante? É sim, senão nenhum de nós estaria ali. Mas ninguém cogita a possibilidade de conversar com o professor? Sugerir que ele enfoque mais tais e tais assuntos? Que faça exercícios com a turma? Não! Querem logo tirá-lo de lá... Como dizem, exigem "a cabeça" do professor. E, mesmo que eu tente fazer "vista grossa", não consigo não me indignar com isso. E não assino. Não tem quem me faça assinar. Ponto.

Nenhum comentário: