segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Arianos

Há alguns anos, uma colega desenhou o meu mapa astral. Não que eu seja lá muito interessada nesses assuntos astrológicos, mas lembro-me bem que ela me explicou cada detalhe daquele desenho que mais parecia um calendário antigo... Segundo ela, as pessoas de Áries têm iniciativa, são desbravadoras, corajosas, criativas. Para que eu pudesse compreender melhor, ela me falou que um exemplo de um ariano “típico” é o Moisés. Sim, aquele que liderou o povo judeu em fuga da escravidão e guiou seu povo no deserto durante quarenta anos... Não estão ligando o nome à pessoa? Fácil: Moisés é aquele que dividiu o Mar Vermelho, abrindo passagem para os judeus. Bem, eu devo confessar que fiquei bastante vaidosa com a comparação. Quem não ficaria?

Lamentavelmente, amigos, a explicação não acabou aí. Minha colega continuou falando sobre Moisés - cuja história eu conhecia tão pouco. O líder judeu morreu sem chegar à terra que tanto sonhara. Sim, meus caros, é também característica típica do nosso signo (meu e de Moisés) não concluir o que começou, não chegar ao fim, não realizar. Percebendo o meu choque diante dessa informação, a doce e atenciosa colega começou a falar dos arianos como pessoas com uma missão especial, líderes que “abrem os caminhos” para que outros possam realizar...

Mas eu não consegui mais prestar atenção. Só pensava em tudo aquilo que eu já tinha “deixado pelo caminho”. Nas coisas que comecei e não terminei. E, entre tantas lembranças, é claro que o pensamento colocou uma lente de aumento naquilo que mais me causa frustração: o fato de não conseguir, nunca, terminar de escrever uma história. Quantos capítulos, contos, livros eu já comecei e esqueci, como diria o caderno do Toquinho, “num canto qualquer”. Quantas anotações, cadernos e blocos espalhados. Quantas idéias soltas na cabeça. Quantos arquivos perdidos por computadores antigos. Quantos blogs abandonados à própria sorte neste mundo virtual... Tantas vezes já repeti para mim mesma que “dessa vez” eu iria, sim, escrever o meu livro.

E o mais curioso é que as pessoas queridas me incentivam e chegam até a me cobrar. Elas acreditam em mim, acham que um dia esse bendito livro sai. É legal contar com essa torcida tão especial. E, se querem saber, eu também acredito. Afinal, segundo me explicou a minha colega naquele mesmo dia, arianos costumam ser pessoas bastante otimistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem. Seja bem vinda de volta ao blog, minha arianinha preferida.
Beijo,

Júlio

Ana Lourdes disse...

Ótima a sua volta ao blog. É sempre bom poder ler e "ouvir" você quando a saudade aumenta....