quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Renovação

Estou vivendo uma fase importante da minha vida. Uma fase de autoconhecimento e de mudanças. Quero saber o que penso, o que sinto de verdade, descobrir os meus valores. Não apenas para preservá-los, mas para modificá-los quando for o caso... Não quero viver aprisionada em minhas próprias verdades, como se elas fossem as únicas possíveis.
Sempre achei que ser coerente fosse uma grande virtude, mas começo a pensar se as pessoas ditas "corentes" não são aquelas que simplesmente se fecham para o novo, para a descoberta. Pensam e agem de determinada maneira a vida inteira, sem experimentar novos sabores, novos sentimentos.
Não quero que mudanças sejam, para mim, sinônimo de pânico. É claro que não quero modificar a minha essência, mas sinto que é preciso avaliar características que talvez estejam em mim simplesmente pela minha preguiça de examiná-las, de removê-las.
Quero conhecer minhas idéias, meus valores, minha personalidade. Separar cada coisinha que penso e colocar ao sol. Dar uma arejada... Depois, questionar a mim mesma a validade de cada uma delas e guardar somente o que ainda fizer sentido para mim.
Não viverei me repetindo por medo da mudança. Acho que, às vezes, a incoerência é necessária e faz todo sentido.
(só agora percebi que esse texto tem tudo a ver com o ano-novo, que está tão perto...)

4 comentários:

Anônimo disse...

Que texto lindo minha filha mais velha..
Eu tenho horror a qualquer tipo de tédio, inclusive e principalmente ao de ideias, aquelas pessoas sempre certas de si mesmo e de tudo!
Os chineses tem uma unica palavra para crise e oportunidade e como poliana "coroa" sempre digo do limao para limonada é só escolher!
Viva sua crise/oportunidade, areja e de quebra limonada!!!
bjs

Anônimo disse...

Olha quem passou aqui.....Suzy! Só quer ser a mãezinha.....
Não é ciume de mãe não, é de amiga. Essa menina, dona desse blog, só quer tomar as amigas dos outros...que coisa feia! Com tanta mãe, alguma podia ter educado melhor, não acha?
É bom mesmo reavaliar conceitos e preconceitos também.
Uma vez meu avô, de uma sabedoria imensa, disse: "Na vida é bom que tenhamos derrotas cedo, para não termos a impressão de que seremos sempre invictos".
É isso.
Amo você e nossas filhas. Beijosssss

Anônimo disse...

Tati,

Dom Hélder Cãmara, quando ainda era apenas pe. José , escreveu o seguinte verso" Na vida , precisamos mudar sempre para podermos permanecer sendo sempre os mesmos"...ele era um gênio da alma e entendia da vida.
Feliz crescimento!
Madrinha Cláudia

Maria Clara Simões Maia disse...

Tati,

Que descoberta fascinante você fez (nunca é tarde para mudar0. Parabéns pelo amadurecimento. Sou sua fã. Bjs