sábado, 16 de maio de 2009

Agradeçam. E sejam felizes!

“O segredo da felicidade é ser grata”. Acabo de ler essa frase com a qual me identifiquei muito. Sabe quem falou isso? Não, nenhum intelectual... Foi a Gisele Bündchen. E eu, que sempre desconfiei que tinha alguma coisa em comum com ela (rsrs), finalmente descobri que lamentavelmente não é o metro e oitenta que ela tem de altura, nem – mais lamentavelmente ainda - os milhões de sua conta bancária, só poderia ser isso: nós duas descobrimos o segredo da felicidade. É isso mesmo, Gisele, você tem toda razão.
Sou uma pessoa muito feliz e, mesmo em momentos de tristeza, trago em mim a certeza da felicidade. Isso porque sei bem que tristeza não é o oposto de felicidade, mas simplesmente de alegria. Não precisamos estar alegres todo o tempo. Há coisas que preocupam a gente, há acontecimentos que nos fazem chorar e há pessoas que realmente conseguem nos irritar. Mas quem é feliz não deixa de sentir a felicidade por nenhum momento. Bom, eu falo por mim...
E onde entra a gratidão? Simples. Podem observar: infelizes são as pessoas que se acham injustiçadas, que nunca estão satisfeitas com o que a vida lhes dá, são as pessoas que não agradecem. Não jogam o jogo do contente que eu, pequenininha, aprendi quando a minha mãe lia Polyana para mim. Agradecer por tudo... Pela vida, pelo dia, pelo amigo, pela saúde. Quem é feliz, agradece até pelos pequenos gestos. Às vezes, agradece por nada. E sempre agradece sorrindo! O que, quem me conhece sabe, para mim, também não é nenhum sacrifício...
Pois então, você acertou na mosca, Gisele! O segredo da felicidade é ser grato. E eu diria mais: ser eternamente grato. Afinal, como diria o vereador recifense Liberato Costa Junior: “gratidão é dívida que não prescreve”. Para ser feliz é preciso ser gentil, educado e, acima de tudo, não esquecer jamais de agradecer muito às pessoas que fazem ou fizeram a sua vida melhor, ou mais bonita, ou mais fácil, ou mais completa.
Termino, então agradecendo aos que entram aqui e lêem os meus textinhos... Obrigada!

3 comentários:

Maria Clara Simões Maia disse...

Concordo plenamente com tudo que está escrito em seu texto. Eu faço parte desse universo de "pessoas felizes". Eu agradeço por enxergar, ouvir, falar, andar, tocar nas coisas, pelo que tenho, pelos amigos, pela saúde, pela filha maravilhosa, pelo excelente marido, pela família e por estar viva independentemente de acontecimentos que me deixam triste. Obrigada por escrever tão lindos textos.

Unknown disse...

Saudades de tu, linda! Com tua felicidade contagiante =)

Geraldo Maia Neto disse...

Sou grato pelas várias férias em Porto e, agora, pelo nosso mini núcleo familiar brasiliense.