quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A incoerência do sistema de ensino brasileiro

Sou radicalmente contra a universidade pública. Essa é uma das minhas opiniões que, frequentemente, choca as pessoas. Muitos me acusam e chegam, imaginem só, a insinuar que se trata de um grande despeito, por não ter sido boa o suficiente para passar no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco. Acho engraçado um pensamento tão idiota desses. Não me incomodo que fiquem chocados com meus discursos e tampouco que me acusem por eu não concordar com a "garantia"desse direito. Não se trata de uma idéia que tive de repente. Eu não acordei um dia e pensei "a partir de hoje serei contra". Foi uma conclusão depois de acompanhar vários debates, estudar, ler sobre o tema.
Antes que pense o leitor que não valorizo a educação pública, é bom que eu esclareça que sou RADICALMENTE a favor da educação básica de qualidade para todos. Sinceramente, alguém ficou chocado com o o resultado da pesquisa publicada recentemente que aponta o Brasil como um dos últimos em educação, entre todos os países pesquisados? Existe alguém tão "inocente" assim?
Além de todo o desinteresse político (o que já é assunto para outra crônica) para que a quase utópica educação pública de qualidade seja alcançada no Brasil, também falta muito recurso financeiro. Aí é que está o meu ponto! Certamente vocês sabem que os alunos de escola pública não chegam às universidades... Então, o governo gasta quantias enormes para manter universidades públicas que não são para todos, são para os que puderam pagar os melhores colégios. O governo priva o estudante de um bom ensino a vida toda, e, no final, exije que ele seja o melhor para ter o direito de cursar uma universidade??! Eu não sei quem ainda acha que isso pode dar certo! Aliás, o Brasil é, salvo engano, o único país do mundo com esse modelo de sistema educacional...
Se não dá para fazer tudo, é uma questão de escolha: vamos começar priorizando a educação básica e parando de gastar para oferecer um diploma àqueles que podem pagar por ele, porque já passaram a vida comprando uma boa educação! Já que no capitalismo não se pode falar em igualdade de direitos, vamos falar em igualdade de oportunidades.
Há alguns meses, alunos de uma das mais importantes universidades brasileiras fizeram uma greve por questões políticas e depredaram o patrimônio público. Incendiaram materiais e infra-estrutura, o que tanto falta nas escolas primárias...
Esse é um tema sobre o qual eu escreveria páginas e páginas! Mas vou finalizar apenas lamentando o fato de que, no Brasil, a educação de qualidade para todos seja algo ainda inatingível. Se é educação de qualidade, não é para todos. E, se é para todos, não é de qualidade.
Por favor, vamos valorizar as crianças e a educação básica!! Um dia, quem sabe, quando tivermos condições para isso, e quando os estudantes de escolas públicas tiverem condições de concorrer, nós poderíamos voltar a falar sobre universidade pública.

Nenhum comentário: